terça-feira, 26 de novembro de 2013

Questões corrigidas sobre Revolução Russa, Fascismo



1. Resuma as condições políticas e sociais na Rússia antes da Revolução de 1917?
A Rússia era uma monarquia absoluta. 0 regime era sustentado pela nobreza, pela burguesia industrial e mercantil, e pela força das armas. A nobreza possuía quase metade das propriedades rurais. Os camponeses, que correspondiam a 85% da população, viviam em condições muito difíceis. Por isso, havia grande tensão no campo. Entre os operários, era forte o movimento anti-
czarista. O czar, forçado pelas lutas e organizações politicas que surgiam, tentou algumas reformas, embora na prática continuasse a concentrar o poder.



2. Qual era a ala mais radical dentro do Partido Social-Democrata Russo a partir de 1903: os mencheviques ou os bolcheviques? Justifique sua resposta.
Os bolcheviques constituíam a ala mais radical do Partido Social-Democrata Russo. Eles pretendiam implantar uma ditadura do proletariado, conduzida por um partido operário-camponês, com a finalidade de retirar a Rússia da situação de atraso em que se encontrava. Os mencheviques achavam que era necessário esperar o desenvolvimento do capitalismo para então começar a revolução, conduzida pela burguesia e apoiada pelos operários e camponeses.


3. O que foi o Domingo Sangrento?
O Domingo Sangrento foi uma manifestação popular realizada em São Petersburgo em 22 de janeiro de 1905, violentamente reprimida pelo exército  que iniciou uma ampla revolta.

4. Resuma os acontecimentos de março de 1917.
Como conseqüência de uma série de greves e manifestações contra o governo, lideradas pela burguesia, o czar abdicou. Formaram-se então dois poderes paralelos: a Duma, que pretendia consolidar a monarquia constitucional, e os sovietes, pró-república socialista. O Comitê da Duma transformou-se em Governo Provisório.
5- Quais as primeiras mudanças estruturais do governo revolucionário liderado por Lenin?
0 governo liderado por Lenin sofreu mudanças estruturais, como: foi suprimida a grande propriedade rural: as terras passaram a ser dirigidas por comitês de camponeses; as fábricas foram estatizadas e passaram ao controle dos operários; a Rússia retirou-se da guerra.




6. Por que os exércitos estrangeiros invadiram a Rússia entre 1918e 1920?
Os exércitos estrangeiros apoiavam os russos adeptos do antigo regime, pois temiam a difusão das idéias socialistas para o restante do mundo.

7. O que foi a fase do comunismo de guerra? O que acarretou?
Comunismo de guerra foi o período, logo após a guerra contra os invasores, em que foram tomadas medidas radicais, como a estatização de fábricas de cinco a dez operários e a obrigatoriedade de entregar a produção agrícola ao Estado. Essas medidas trouxeram uma séria crise econômica, com baixa de produção e fome generalizada.
8. O que foi a NEP? Cite três medidas dessa política.
A NEP — Nova Política Econômica — foi a política aplicada por Lenin para resolver a crise de 1921. Os investimentos foram dirigidos para energia e matérias primas básicas, os comerciantes e agricultores foram organizados em cooperativas, as pequenas empresas foram privatizadas.
9. Stalin governou a União Soviética desde a morte de Lenin até 1953. Aponte três características da ação desse líder.
Stalin governou a União Soviética baseado em seu poder pessoal; perseguiu e assassinou milhares de pessoas, acusadas de não seguirem suas diretrizes; defendeu a tese da evolução conduzida do alto, graças a iniciativa do Estado; deu ênfase ao desenvolvimento da indústria pesada, em detrimento da de bens de consumo; exaltou o patriotismo e justificou o nacionalismo.

10. Quais os principais fatores que estiveram na base do surgimento do fascismo?
Dentre os principais fatores na base do surgimento do fascismo, podem ser mencionadas as dificuldades da Itália depois da Primeira Guerra: destruição; crise econômica; desemprego; descontentamento social, que se expressava em greves dos operários e rebelião dos camponeses. Assustada, a burguesia liberal e conservadora se apoiaram nos fascistas, um grupo político disposto a acabar pela força com a ameaça de revolução.
11. Como era a atuação dos grupos fascistas?
Os grupos fascistas agiam de modo violento, realizavam ações terroristas contra sindicatos e organizações de esquerda, torturavam os líderes desses sindicatos e organizações e chegavam ao assassinato.


12. Como se deu a ascensão ao poder dos fascistas?
Contrapondo-se às greves e manifestações das forças de esquerda, os fascistas continuaram a política de terror e ameaças, fortalecendo-se e chegando a ameaçar o governo. Em outubro de 1922, Mussolini anunciou a Marcha sobre Roma de fascistas de toda a Itália. O rei convidou Mussolini a formar o Ministério; pouco tempo depois, ele passou a governar ditatorialmente.


13. Cite três aspectos da doutrina fascista.
Três dos seguintes: Estado totalitário; identificação entre o Estado, o chefe de Estado e o Partido Fascista; predominância do Estado sobre o indivíduo; nacionalismo e patriotismo; militarismo.
14. O que era a Carta do Trabalho?
Era a legislação trabalhista elaborada pelo governo fascista. Por ela, o Estado passava a mediar os conflitos trabalhistas. Ela garantia benefícios aos trabalhadores, como férias, previdência social e formação profissional.
15. Quais as principais dificuldades da Grã-Bretanha no período entre guerras?
A Grã-Bretanha teve grandes perdas na guerra e sua economia sofreu grande enfraquecimento. Sua indústria sofria a concorrência de outros países europeus que se reconstruíam e também se ressentia da retração do comércio. O desemprego castigou o país durante todo o período. O Império Britânico também se esfacelava. A situação piorou com a crise de 1929, mas houve recuperação a partir de 1932, quando os países da Commonwealth adotaram uma política protecionista.
16. O que foi a Frente Popular?
A Frente Popular foi uma frente de várias forças de esquerda, sob liderança de Leon Blum, que chegou ao poder em 1936, na França.
17. Por que se afirma que a Primeira Guerra Mundial enriqueceu os Estados Unidos?
Porque os Estados Unidos, cujo território não foi palco de guerra, eram os principais fornecedores de mercadorias para os aliados europeus. Enquanto as potências européias se enfraqueceram com a guerra, os Estados Unidos saíram fortalecidos do conflito.



18. Como eram as relações dos Estados Unidos com o restante do mundo após a Primeira Guerra Mundial?
Quanto à Europa, na esfera política, os Estados Unidos retomaram a política de isolamento; eles apenas enviavam observadores às conferências européias. No plano econômico, no entanto, as relações com os países europeus eram muito estreitas, pois era a Europa o principal mercado dos norte-americanos. Com relação à Ásia, a área de influência dos Estados Unidos ampliou-se, entrando em conflito com o Japão. Na América Latina, o país adotou a política de intervenção, arrogando-se o direito de interferir onde seus interesses estivessem ameaçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário