segunda-feira, 4 de julho de 2011

A economia açucareira cap. 6 5ª Série


Para garantir seus lucros, a metrópole (Portugal) estabeleceu o monopólio do comércio colonial. Isso significava que o Brasil só poderia fazer comércio com ela, que também fixava os preços dos produtos. Portugal pagava um preço baixo pelo que produzíamos e cobrava muito alto por tudo que nos vendia.
A metrópole portuguesa só permitia a produção de gêneros que pudesse vender na Europa, com lucro, e proibia a produção de tudo aquilo que queria nos vender, como manufaturados e produtos de luxo, além de alguns gêneros alimentícios.


Portugal decidiu instalar no Brasil a economia açucareira porque:
• a cana teria fácil adaptação ao clima quente e úmido da costa brasileira;
• os portugueses tinham conhecimento das técnicas de plantio e da fabricação do açúcar, já utilizadas na colonização das ilhas da Madeira e de Cabo Verde;
• o açúcar era considerado um produto de luxo na Europa.
Havia necessidade de grande número de trabalhadores. A solução encontrada pelos colonizadores foi o trabalho escravo. No inicio, foi utilizada a mão-de-obra do escravo indígena. Quando a economia canavieira provou que podia dar muitos lucros, usou-se a mão-de-obra do escravo africano. O tráfico de escravos negros foi mais uma fonte de lucros para Portugal.

A economia açucareira do Brasil caracterizou-se pela monocultura (plantava-se um só produto, no caso a cana-de-açúcar), a grande propriedade e o trabalho escravo.
As primeiras mudas de cana-de-açúcar foram plantadas em São Vicente, por Martim Afonso de Sousa. Mas foi no Nordeste, onde atualmente se localizam os estados da Bahia e de Pernambuco, que ela teve melhor adaptação, graças ao solo fértil, conhecido como massapé, ao clima quente e úmido e à existência de grandes rios, como o São Francisco.

Desde a época de sua implantação, a economia açucareira teve a participação direta da classe mercantil holandesa.
Os holandeses (ou flamengos):
• colaboravam com financiamentos para a montagem dos engenhos;
• transportavam em seus navios o açúcar produzido no Brasil;
• faziam a refinação do açúcar, pois só eles conheciam a técnica de refino;
• distribuíam o açúcar no mercado europeu;
• aplicavam seus capitais para incentivar ainda mais a produção.



A CRIAÇÃO DE GADO
A necessidade de animais para alimentação, tração e transporte ocasionou o desenvolvimento da atividade pecuária no Nordeste.
Inicialmente, a criação desenvolveu-se nas fazendas de plantio da cana, mas a criação de animais junto com as plantações foi prejudicial, o que levou à separação das duas atividades. O gado acabou sendo deslocado para o interior.


A PRODUÇÃO DE SUBSISTÊNCIA
A economia de subsistência também foi uma projeção da economia açucareira. Destinava-se a atender às necessidades de consumo do mercado interno, particularmente das fazendas de cana. Era desenvolvida nas grandes propriedades, utilizando a mão-de-obra escrava negra. As principais culturas eram de mandioca, milho, feijão, hortaliças e frutas.


O TRÁFICO NEGREIRO
A chegada dos portugueses à África provocou o aumento do tráfico de escravos, que já era praticado por mercadores árabes. Estes capturavam os negros para servirem de escravos domésticos, mas o número não era significativo.
Os traficantes portugueses trocavam armas de fogo, munição, tecidos, sal, aguardente, fumo, açúcar etc. por escravos. Os portugueses conseguiram dominar o tráfico de escravos até o século XVII. A partir daí, começaram a sofrer concorrência de outros países colonialistas. No século XVIII, a Inglaterra passou a controlar o tráfico negreiro. Em geral, os negros que vieram para o Brasil pertenciam a dois grupos culturais:
• Bantos: originários de Angola, de Moçambique e do Congo.
* Sudaneses: procedentes da Guiné, do Daomé e da Costa do Marfim.

O QUILOMBO DOS PALMARES
Os escravos negros reagiam de várias maneiras contra a situação a que estavam submetidos. Os quilombos representaram a forma de resistência mais importante. Eram aldeias fundadas por escravos fugidos, que mantinham uma organização política, econômica e social que fazia delas pequenos Estados.
De todos os quilombos, o mais conhecido foi o Quilombo dos Palmares, que, por mais de 60 anos, resistiu aos ataques de homens armados, organizados pelos senhores de terra. Localizava-se na Serra da Barriga, atual Alagoas. Foram reis de Palmares os negros Ganga Zumba e seu sobrinho, Zumbi, já nascido livre.

Os colonizadores portugueses enviaram várias expedições militares para destruí-lo, mas nenhuma obteve êxito.
O governador de Pernambuco contratou os serviços do bandeirante Domingos Jorge Velho. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto, seu corpo foi esquartejado, e sua cabeça, exposta no Recife. Atualmente esse dia é lembrado como o Dia da Consciência Negra.

Atividades

1.  Portugal tinha o monopólio do comércio no Brasil. O que isso significava?





2. Por que Portugal decidiu instalar economia açucareira no Brasil?





3. Como Portugal resolveu o problema
de quem iria trabalhar na terra?





4. A economia açucareira no Brasil apresentou três características fundamentais, que foram:
_______________, ______________________ e _____________________ .

5. As primeiras mudas de cana-de-açúcar foram plantadas em _______________________________
. Mas foi no Nordeste, onde atualmente se localizam os estados da ________________ e de ______________
, que ela teve a melhor adaptação.


6.  Coloque F para falso e V para verdadeiro:
a) A cultura da cana-de-açúcar baseava-se na grande propriedade. (   )
b) A produção canavieira estava voltada para o mercado interno. (   )
c) A economia canavieira utilizou o trabalho escravo dos negros. (   )
d) Foi graças à economia açucareira que teve início a criação de gado na colônia. (   )
e) A criação de gado era feita dentro da própria fazenda onde se plantava cana-de-açúcar. (   )


7. Que outro país participava da economia açucareira do Brasil? Quais eram as atividades dos comerciantes desse país em relação ao açúcar do Brasil?




8. Na colônia desenvolveu-se também uma agricultura de subsistência, destinada ao sustento das pessoas que aqui viviam.
a) Quem trabalhava nessa lavoura?




b) Cite alguns produtos dessa lavoura.





9. Quando os escravos negros começaram a checar ao Brasil?




10. Os principais grupos culturais africanos trazidos para o Brasil foram os _______________ e _______________

11. Qual é a mais representativa forma de resistência negra?




12. Atualmente, comemora-se o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro. É uma homenagem ao rei negro , ________________ que foi morto no dia 20 de novembro de 1695. Ele foi um dos líderes do Quilombo dos _____________________





13. Portugal controlou o tráfico de escravos africanos até o século XVII. A partir daí. o domínio desse comércio ficou com a ____________________________________


2 comentários: